Abraham Weintraub, ex-ministro da educação, desistiu da disputa pelo governo do Estado de São Paulo. Ele vai concorrer ao cargo de deputado federal. O anúncio ocorreu no domingo 31, durante a convenção do PMB, partido que abriga a candidatura.
Segundo Weintraub, a desistência ocorre para fortalecer o PMB na Câmara dos Deputados. A mesma estratégia é seguida por Arthur, irmão de Abraham que pretendia disputar uma cadeira por São Paulo no Senado. O ex-ministro afirma que o país está polarizado entre os partidos de esquerda e centrão.
“Abro mão da candidatura a governador e o Arthur a de senador, para fortalecermos o partido e ter uma bancada federal forte para enfrentar os desmandos do Centrão”, disse Weintraub. “A verdadeira direita conservadora precisa ter novamente seus espaços e valores conquistados.”
Com os dois candidatos, o PMB acredita que atingirá o coeficiente eleitoral suficiente para conseguir eleger de quatro a cinco deputados. Atualmente, o partido não possui representantes no Congresso.
“Como alternativas conservadoras no Congresso Nacional, Por Mais Brasil 35 oficializa candidaturas de Abraham e Arthur Weintraub para a Câmara Federal pelo Estado de São Paulo”, divulgou a assessoria do partido. De acordo com a CNN, a sigla declarou que não dar apoio a nenhuma candidatura majoritária.