Vereador ataca jornalista depois de receber 8 mil reais em diárias

Uma simples informação sobre gastos de dinheiro público deu o que falar na cidade de Jardim (MS) e tomou conta da Câmara Municipal nesta segunda-feira (10). Um empresário da cidade criou um site para a população acompanhar o quanto cada vereador está recebendo de diárias do legislativo municipal.

O site “diariômetro” traz o valor que cada vereador recebeu e os dados foram extraídos do Portal da Transparência da própria Câmara Municipal de Jardim, mas os vereadores não gostaram muito da forma com que os valores foram divulgados. Além do salário de vereador, os parlamentares ainda podem receber outros valores em diárias para deslocamento em função do mandato.

Acesse o site criado pelo empresário “diariômetro” – https://sites.google.com/view/diariometro

Ao acompanhar a sessão na casa de leis, o empresário que criou o site e que tem que tem longo histórico de trabalho pelo desenvolvimento do comércio da cidade, foi atacado verbalmente pelo vereador Erney Barbosa (PT) e ameaçado de ser processado se continuasse a divulgar as informações relacionadas aos valores de diárias recebidas por cada parlamentar.  “O senhor se atenha senão você vai responder um processo desse vereador por denegrir a imagem da Câmara Municipal de Jardim” e ainda continuou os ataques: “É um desabafo porque nós não aceitamos aqui pessoas igual esse cidadão querendo se engrandecer e querendo ser moralista da cidade”, disse Erney Barbosa, do Partido dos Trabalhadores, que de acordo com o site “diariômetro” é o recordista de receber R$ 8.000,00 (oito mil reais) em diárias.

Assista o vídeo em que o vereador fica alterado e ataca o empresário! (https://www.instagram.com/drerneybarbosa/reel/DHBiPNDOwsa/

O empresário ficou surpreso pela revolta do vereador e emitiu uma nota pública repudiando os ataques e usou suas redes sociais para esclarecer os fatos e mostrar publicamente que não cometeu nenhuma ilegalidade ao divulgar os valores recebidos pelos vereadores, mesmo porque se tratam de dados do Portal da Transparência. (Veja detalhes abaixo)

O vereador ainda citou o governador, deputado, uma senadora e outros agentes públicos. Durante os ataques do vereador ao empresário, a presidente da Câmara Municipal de Jardim, Tereza Moreira, apenas assistiu o discurso do vereador Erney (PT) mas não interferiu.

Erney (PT), que já foi prefeito de Jardim e conhece os trâmites da política, justificou que os valores recebidos são para custeio de deslocamentos com viagens, entre elas para Campo Grande onde argumenta que vai buscar melhorias para o município, assim como todos os demais vereadores que acompanhavam a sessão. “O senhor denegriu a imagem de todos os vereadores aqui… Todos os vereadores aqui pegam diária para trabalhar”, argumenta o vereador apontando o dedo ao empresário.

A coação do vereador para cima do empresário manteve o plenário da Câmara Municipal silencioso e todos assistiram uma afronta e um desconhecimento do próprio parlamentar sobre a Lei de Acesso a Informação e seus mecanismos, como o Portal da Transparência.

Na tribuna, o vereador bastante descontrolado, continuou atacando o empresário e foi aplaudido no final pelos demais vereadores.

  • Empresário se defende e demonstra preocupação com a liberdade de expressão da população de Jardim

No fim do dia, o empresário atacado pelo vereador usou suas redes sociais para gravar um vídeo e esclarecer os fatos. Mais cedo, ele também usou suas redes sociais para emitir uma Nota Pública repudiando os ataques verbais recebidos.

No vídeo, o empresário argumenta que não cometeu nenhuma ilegalidade ao criar um site e divulgar os valores recebidos por cada vereador, valores estes que são na forma de diárias, que tratam de ajuda financeira do legislativo ao parlamentar quando este se desloca de Jardim para outras cidades.

Clique aqui para assistir a resposta do empresário! (https://www.facebook.com/claudemyr/videos/3109701775845467)

O empresário também acionou o Ministério Público para se prevenir das agressividades do vereador Erney Barbosa, do PT.

Leia a Nota de Repúdio esclarecedora do empresário – https://www.instagram.com/drclaudemyrsoares/reel/DHCAJGEB0eW/

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12