A primeira fase da Operação Cascalhos de Areia, deflagrada em junho de 2023, já reuniu indícios que apontam para uma suposta rede de empreiteiras, nas mãos de laranjas, e supostamente usadas por uma quadrilha para desviar dinheiro da Prefeitura de Figueirão e de praticamente todos os municípios de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande. Com contratos firmados durante a gestão de Marquinhos Trad (PSD) e do atual prefeito de Figueirão, a partir dessas duas cidades, eles fundaram um verdadeiro “sindicato do crime” em conglomerados de empreiteiras laranjas, muito bem orquestrado por duas ou três pessoas: André Luiz dos Santos, Rafael Nunes Magalhães e Felipe Martins Braga (genro de João Baird), alvo da Operação Lama Asfáltica, juntamente com o “Rei das Obras” e “Rei do Lixo”, João Alberto Krampe Amorim dos Santos.
Sabendo que Juliana Perez Vilalba, parente de dois “capos” na política, é braço direito de André Patrola, conhecida como “Rainha das Licitações” de obras em Mato Grosso do Sul e é casada com Rafael Nunes Magalhães, sócio do genro de Baird, a investigação liga André Patrola a João Baird.
Assim, um vendedor de queijos que sequer sabia ter mais de R$ 200 milhões em contratos públicos em uma empreiteira da qual é dono no papel, sócios que compraram a preço de banana outra construtora com contratos milionários e um empreiteiro que, apesar de dono de construtora, bate ponto como engenheiro em outra, são os grandes achados dos mandados de busca e apreensão.
Os indícios colocam André Luiz dos Santos, o Patrola, no foco das investigações, porém não podemos esquecer os dois nomes citados na Operação Cascalhos de Areia: João Alberto Krampe Amorim dos Santos, que colocou seu herdeiro, André Patrola, como novo “capo” das obras, e João Baird, que colocou seu próprio genro, Felipe Martins Braga.
Patrola é conhecido no meio como o “novo Amorim” e é apontado como verdadeiro operador das empresas investigadas. Além disso, segundo denúncia anônima que deu início às apurações, supostamente seria sócio do ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD) no esquema. O político nega.
https://cnpjagora.com/cnpj/MB3-CONSTRUCOES-LTDA/05.575.960%2F0001-01
Genro de João Baird é também sócio de uma empresa de Tecnologia que também ganha tudo substituíndo a antiga ITEL de Baird seu sogro.
Fellipe Braga Martins é casado com Liana Baird herdeira do Império de Informatica e de empreiteiras de seu Paí ( João Baird) conhecido como Bill Gates Pantaneiro
Veja mais: