O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou, nesta quarta-feira (1°), que pode concorrer à Presidência da República em 2022, caso haja uma conjuntura nacional apontando que ele é a “solução” para o Brasil devido à sua “experiência”. Ele enfatiza, contudo, que a candidatura é somente uma “hipótese fora do horizonte”. As declarações foram feitas em entrevista à RecordNews.
– Essa chamada terceira via, confesso que não está no meu horizonte. Entretanto, devo dizer [que], apenas por hipótese, se em um dado momento houver uma conjunção nacional, com vários setores, quase um Brasil inteiro dizendo que “ele é a solução porque já teve experiência etc”, aí posso examinar – ponderou, acrescentando que, “em política, nunca se descarta nada”.
Temer retornou aos holofotes após articular a Declaração à Nação do presidente Jair Bolsonaro, em tom conciliador com o Supremo Tribunal Federal (STF). Para o emedebista, esse foi um ato “modesto” que ajudou o país.
– Eu sei que aquele fato, modesto até, que eu pratiquei de permitir uma interlocução entre o Executivo e o Judiciário, foi muito útil para o país. Eu até me surpreendi positivamente porque isso já é uma determinação da própria Constituição, que é que haja harmonia entre os Poderes. Mas aquela conversa, aquela declaração final escrita do presidente da República ajudou nessa harmonia – observou.
Apesar de o ex-presidente Temer admitir a possibilidade de uma eventual candidatura, o MDB tem demonstrado favoritismo por uma chapa liderada pela senadora Simone Tebet, que foi lançada oficialmente como pré-candidata pelo partido.