Sindicato de irmão do descondenado Lula é alvo da Polícia Federal por fraudes no INSS

A operação da Polícia Federal (PF) que investiga o esquema de desvio bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também mirou o Sindnapi/FS (Sindicato Nacional dos Aposentados), que tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT).

A investigação apura um esquema de fraudes no INSS, com a aplicação de descontos indevidos em benefícios previdenciários como aposentadorias e pensões, sem autorização dos segurados. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 6,3 bilhões.

A operação foi realizada em 13 estados e no Distrito Federal, resultando no afastamento de seis servidores do INSS. Os crimes investigados incluem corrupção, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos.

A Controladoria-Geral da União (CGU) suspendeu de forma administrativa o Sindinap e outros sindicatos que estariam envolvidos no esquema e que irão responder criminalmente pelos desvios. De acordo com o R7, em 2024 o sindicato no qual o irmão de Lula era dirigente recebeu R$ 77,1 milhões em contribuições.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12