Sanções ocidentais são como uma declaração de guerra, diz Putin

Presidente da Rússia disse ainda que a criação de uma zona de exclusão aérea na Ucrânia será retaliada pelo Kremlin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que as sanções ocidentais contra seu país são semelhantes a uma declaração de guerra. A afirmação foi feita neste sábado, 5, durante uma conferência em que o líder russo respondeu a perguntas de pilotos e comissárias de bordo da companhia aérea Aeroflot. “Essas sanções que estão sendo impostas são como uma declaração de guerra, mas, graças a Deus, a situação não chegou a isso”, afirmou.

Putin disse ainda que, se outros países tentarem estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, haverá retaliação. “Qualquer movimento nessa direção será considerado como uma participação em um conflito armado”, ressaltou. “A implementação desta exigência está associada a consequências colossais e catastróficas não só para a Europa, mas para todo o mundo.”

Qual é o objetivo de Putin?

A nova edição da revista Newsweek, publicada neste sábado, analisa a invasão da Ucrânia pela Rússia. E traça um possível final para o conflito. Segundo o autor da matéria, Bill Powell, Putin já conquistou um de seus objetivos: chamar a atenção do mundo e fazer com que a Rússia seja temida. Nas palavras de Rose Gottemoeller, ex-subsecretária geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), esse é o momento “olha para mim” de Putin.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12