No final da tarde dessa segunda-feira (18), Eduardo Riedel (PSDB) e Tereza Cristina (PP) receberam uma carta de apoio de 71 prefeitos, dos 79 municípios do estado. Reinaldo Azambuja (PSDB), atual governador, disse que quem tem um time como esse, não perde eleição.
“Não fiz nenhuma ligação para nenhum prefeito, nenhuma prefeita de Mato Grosso do Sul, nenhuma, pra deixar bem claro isso. Isso aqui foi um ato espontâneo dos prefeitos e das prefeitas do estado”, esclareceu o governador, no início de sua fala.
No evento, Azambuja fez críticas a pré-candidatos ao governo, com falas que podem ser direcionadas a Marquinhos Trad (PSD), ex-prefeito de Campo Grande, uma das oito cidades que não assinou o documento em apoio a Riedel e tem quase 40% dos votos do estado.
“Tem gente que hoje nos critica, só que quando não tinha dinheiro pra tapar buraco, João Rocha, bateu na porta do Governo do Estado, e a porta estava aberta, e ela continua aberta até hoje, porque eu nós não vamos negar nenhum município. Tem uns que não querem reconhecer o que nós fizemos, até esconde, mas nós estamos presentes nas 79 cidades”, alfinetou Azambuja.
Marquinhos Trad também é atual pré-candidato ao Governo do Estado. No entanto, o divórcio com Reinaldo Azambuja foi atual. Nas duas últimas eleições para prefeito e governador, ambos se apoiaram, chegando o PSDB recuar e não colocar candidatura própria para prefeitura da capital, para apoiar a reeleição de Trad.
Em relação às pesquisas, Azambuja lembrou quando foi candidato ao governo, e saiu de 3% das intenções de votos na pesquisa, contra um candidato que tinha 70%, para ser eleito. “Pesquisa de agora só reflete conhecimento, quem é mais conhecido tem maior intenção, quem é menos conhecido tem menor intenção. Agora quem tem um time como esse aqui, não perde eleição”, afirmou.
Reinaldo Azambuja está há sete anos, três meses e 18 dias no mandato, e agora inicia a campanha para que seu sucessor seja o seu ex-secretário de estado de infraestrutura Eduardo Riedel. “O Eduardo desde o primeiro momento esteve junto, teve momento que ele teve que abrir mão, abriu mão de uma candidatura, no segundo momento abriu mão, e agora chegou o momento”, disse Azambuja.
O atual governador também fez uma série de elogios a ex-ministra Tereza Cristina. “Tereza tem uma vida pública que engrandece ela como pessoa, não por ter sido agora recentemente a nossa ministra, mas pela competência que ela teve de construir nos momentos difíceis do Brasil, uma política que elevou o Mato Grosso do Sul, elevou a produção brasileira, abriu o mercado, dialogou, construiu pontes e trouxe muitos resultados pra agropecuária”, pontuou Reinaldo.