Putin faz tratamento contra câncer e escapa de assassinato

Presidente da Rússia passou por 35 consultas no oncologista em quatro anos

Em meio à guerra na Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria passado por um tratamento de câncer em abril, segundo publicação da revista americana Newsweek. Em março, o russo sofreu uma tentativa de assassinato. As informações fazem parte de um relatório produzido pela área de inteligência do governo dos EUA.

Uma das suspeitas levantadas pelos agentes está relacionada ao encontro com o presidente da França, Emmanuel Macron, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, Putin manteve-se distante e não cumprimentou o chefe do Poder Executivo francês. A reportagem da revista americana não cita qual tipo de câncer Putin estaria sofrendo.

O jornal Corriere della Sera, da Itália, também abordou o assunto nesta quinta-feira, 2. A publicação italiana destacou uma entrevista recente de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, que negou saber de algum problema de saúde do presidente russo.

“Eu não acho que alguém que está são possa ver nesta pessoa (Putin) sinais de doença ou qualquer doença”, disse Lavrov. O ministro afirmou que o presidente se apresenta em público, o que seria difícil em um estágio avançado de câncer. “Você pode vê-lo na TV, ler ou ouvir seus discursos.” O ministro disse ainda que as informações são “rumores”.

Em abril, a agência russa Proekt descobriu que Putin passou por 35 consultas no oncologista nos últimos quatro anos.

Tentativa de assassinato sem detalhes

O documento produzido pelo governo americano não aponta detalhes sobre a tentativa de assassinato sofrida pelo líder russo. O relatório diz apenas que a Agência Central de Inteligência (CIA) apurou informações de brigas na cúpula dos Ministérios de Segurança da Rússia. Parte dos integrantes do grupo pensou em deixar o governo e declarar apoio aos países do Ocidente.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12