Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes assume o cargo de Corregedor-Geral do MPMS

O Colendo Colégio de Procuradores de Justiça realizou, nesta sexta-feira (5/7), a sessão solene de posse do Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, no cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para o biênio 2024/2026.

A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores, Romão Avila Milhan Junior. Compuseram a mesa de autoridades a Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, representando o Governador de MS, Eduardo Correa Riedel; o Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE-MS), Des. Carlos Eduardo Contar, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Sérgio Fernandes Martins; e o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Fabrício Secafen Mingati.

O Corregedor-Geral que deixa o cargo, Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, destacou em seu discurso que se despede do cargo com o sentimento de dever cumprido. Emocionado, agradeceu a todos que trilharam os anos na Corregedoria ao seu lado e o apoio da Administração Superior. Desejou sucesso “com a certeza de que os talentos do próximo Corregedor-Geral dignificarão a função de forma criteriosa e exitosa”. Logo após, o Procurador-Geral de Justiça homenageou Silvio Maluf com uma placa, em reconhecimento pelos trabalhos prestados na Corregedoria-Geral do MPMS.

A Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva fez a leitura do termo e, em nome do Colégio de Procuradores, a Procuradora de Justiça Nilza Gomes da Silva fez a saudação de boas-vindas ao recém-empossado. O Presidente da ASMMP parabenizou Silvio Maluf por sua atuação e enfatizou a importância da Corregedoria-Geral para orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do MP, ressaltando a competência de Helton Fonseca para estar à frente deste desafio.

O empossado fez um discurso em reconhecimento a todo o legado deixado pelos membros que fizeram parte do quadro da Corregedoria-Geral e reafirmou sua missão de valorizar a atuação do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior. Sobre a formação da equipe, o novo Corregedor indicou o nome do Procurador de Justiça André Antônio Camargo Lorenzoni para assumir o cargo de Corregedor-Geral Substituto. Ele agradeceu a equipe do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), seus familiares e amigos.

Ao finalizar, Helton Bernardes reforçou o seu comprometimento com a Corregedoria-Geral e com a sociedade. “Vou trabalhar para que a população tenha seus direitos preservados e suas demandas atendidas”.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça agradeceu o legado de Silvio Maluf, parabenizou o Procurador Helton Bernardes pelo trabalho realizado no CAOCRIM, desejou sucesso na nova missão e afirmou o apoio incondicional da Administração Superior nas atividades desempenhadas pela Corregedoria.

Com informações:

Ana Paula Leite e Cynthia Silveira/Assecom MPMS

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12