O Prêmio Multishow, que homenageia os melhores artistas brasileiros do ano, deu o que falar na internet. Durante a abertura do evento da Rede Globo, os apresentadores saudaram os telespectadores em linguagem neutra.
“Bem-vindes ao Prêmio Multishow”, disse Xuxa, depois de descer de uma “nave espacial” e cantar ao lado de uma trans. Na sequência, as apresentadoras Didi Wagner e Laura Vicente cumprimentaram o público: “Boa noite a todes”.
Nas redes sociais, internautas criticaram o emprego dos termos. “Prêmio Multishow está usando pronome neutro. Parem, por favor, isso tá ridículo”, disse um seguidor. O evento foi ao ar na quinta-feira 9.
Além do Prêmio Multishow, a linguagem neutra está presente em outras atrações da Globo. a emissora terá uma novela chamada Cara e Coragem, em que as personagens terão falas “não binárias”.
A professora de língua portuguesa Cíntia Chagas condenou o emprego do dialeto. “A linguagem neutra exclui 43 milhões de disléxicos no Brasil”, constatou.
“Impõe-se mais uma barreira a um público que já sofre com dificuldades de aprendizagem”, disse Cíntia. “Além disso, a linguagem neutra exclui uma maioria gritante, que é contra essa aberração linguística.”