Para MS, a construção é a realização de um sonho que viabiliza o Estado

A cerimônia oficial da obra aconteceu nesta segunda-feira no território paraguaio

A construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY) se tornou um momento histórico e um marco para a integração comercial, de negócios e turismo de Mato Grosso do Sul. A obra faz parte da implantação da rota bioceanica, que vai encurtar o caminho de MS e países da América do Sul com oceano pacífico.

O governador de MS, Reinaldo Azambuja, declarou que a obra é a realização de um sonho de décadas e a viabilidade da Rota Bioceânica (Brasil-Chile), agora, o grande desafio, na sua avaliação, é desburocratizar o setor alfandegário.

“A ponte tem um simbolismo muito forte ao garantir esse corredor ao Pacífico, que dará maior competitividade a Mato Grosso do Sul e a toda região Centro-Oeste, integrando definitivamente os quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) não só economicamente, mas também na cultura e no turismo”, disse o governador. “O Centro-Oeste exporta 68% de sua produção aos países asiáticos e a rota vai encurtar distâncias e reduzir o custo do frete em até 35%.”

Para o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o investimento deve alcançar futuras gerações e gerar benefícios para diversas áreas do Estado. “Vai favorecer em todos os setores, do nosso lado estamos fazendo nossa parte, que é ligar as nossas rodovias com a rota. Agora é acompanhar de perto a execução destas obras, pois são novas oportunidades que vão ficar na história do Estado e Brasil” afirma.

A ponte terá um custo de 649.483.986.793 guaranis (aproximadamente R$ 575,5 milhões de reais) e será construída pela Itaipu Binacional. As empresas que ganharam a licitação para execução da obra terão 1.080 dias (36 meses) para concluir o empreendimento.

A estrutura terá 1294 metros de extensão total, com duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5 metros de largura, e duas passagens nas laterais, com 2,5 metros cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12