Papa Francisco critica ‘desinformação’ sobre vacinas

Líder da Igreja Católica também lamentou a propagação da "cultura do cancelamento"

No tradicional discurso de início de ano no Vaticano, o papa Francisco criticou a desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. “Elas não são uma forma milagrosa de cura”, disse o líder da Igreja Católica, na segunda-feira 10.

“Contudo, certamente os imunizantes representam, ao lado de outros tratamentos que precisam ser desenvolvidos, a solução mais razoável para a prevenção da doença”, afirmou Sua Santidade, ao mencionar a ação das vacinas no mundo.

Segundo o papa Francisco, os países têm de continuar os esforços para vacinar as pessoas. O padre observou que os governos que difundiram amplamente as vacinas registraram uma redução dos casos graves de coronavírus.

Papa Francisco e a cultura do cancelamento

Durante o pronunciamento, Francisco se manifestou contra o que chamou de “invasão da cultura do cancelamento em muitos círculos e instituições públicas”, sem mencionar quais.

Francisco disse ainda que essa cultura é uma espécie de “pensamento de única via”, que, sob o pretexto de defender a diversidade, acaba anulando todo o senso de identidade”.

O pontífice lamentou a disseminação da cultura de cancelamento na sociedade, que, “em nome da proteção da diversidade, acaba apagando o significado de cada identidade, com o risco de silenciar posições que defendem uma ideia respeitosa e equilibrada das diferentes sensibilidades”.

O papa também alertou para tentativas de reescrever a história com base em ideias contemporâneas, uma vez que toda situação histórica deve ser interpretada de acordo com o contexto da época.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12