Nas vésperas de receber do presidente Jair Bolsonaro pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta segunda-feira, 16, que “patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”.
Em postagem nas redes sociais, Pacheco afirmou: “O diálogo entre os Poderes é fundamental, e não podemos abrir mão dele, jamais”. O senador classificou como “desserviço ao país” “fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões”.
“É recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças”, escreveu Pacheco, que finalizou: “Os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos”.
No fim de semana, Bolsonaro afirmou que levará a Pacheco ainda nesta semana pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo Tibunal Federal Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, que, segundo ele, “extrapolam com atos os limites constitucionais”.