Operação Cosud termina com a apreensão de 3 toneladas de droga e 300 presos
Entre os dias 8 e 12 de maio, a Operação Cosud, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul, culminou na apreensão de mais de 3 toneladas de drogas e 47.400 maços de cigarros. A operação integrada também resultou na prisão de 333 pessoas, com 3.631 abordagens realizadas e 2.427 veículos fiscalizados.
A ação contou com a participação de várias forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Agepen, Coordenadoria Geral de Perícias, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), com um efetivo de 885 policiais e 272 viaturas.
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que foi criado em 2019 e inclui vários estados brasileiros, tem como objetivo fortalecer a cooperação e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais, inclusive na área de segurança pública. Mato Grosso do Sul, embora seja um participante convidado, desempenha um papel crucial nesta iniciativa.
Coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), destacou a importância da cooperação e do profissionalismo na realização desta operação, enfatizando a supremacia da força estatal na luta contra a criminalidade nas fronteiras e divisas do estado. Por sua vez, o Secretário-Executivo de Segurança Pública da Sejusp, Coronel Wagner Ferreira da Silva, ressaltou os benefícios diretos da operação para a população, além de destacar o legado de integração e compartilhamento de conhecimento entre os estados como um resultado duradouro da Operação Cosud.