A Guarda Costeira do Japão registrou a entrada de quatro navios chineses em suas águas territoriais perto das ilhas de Senkaku, sendo o 18º evento deste tipo desde o início do ano, segundo informou a NHK.
Ao fim da tarde de segunda-feira (24), quatro embarcações da China entraram nas águas territoriais perto das ilhas de Senkaku, cujo nome chinês é Diaoyu. Dois deles tentaram se aproximar de um barco de pesca japonês, de acordo com a mídia.
A Guarda Costeira revelou que este é 18º surgimento de navios chinês nas águas territoriais japoneses deste o início deste ano. A bordo de uma das embarcações foi visto um canhão automático.
As ilhas Senkaku, ou Diaoyu, é um território em disputa entre a China e o Japão. O Japão afirma que o país ocupa a área desde 1895, enquanto Pequim lembra que em mapas japoneses de 1783 e 1785 as Diaoyu estavam marcadas como território chinês. Após a Segunda Guerra Mundial as ilhas estiveram sob controle dos EUA e foram entregues ao Japão em 1972.
Taiwan e China acreditam que o Japão detém as ilhas ilegalmente. Tóquio considera que a China e Taiwan começaram a reivindicar as ilhas desde os anos 1970, quando foi revelado que suas águas são ricas em recursos minerais.
A disputa se agravou após que em 2012 o governo japonês adquiriu de um proprietário privado três das cinco ilhas do arquipélago, tendo assim destacado seu status de território pertencente ao Japão.