O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) avaliou, nesta quarta-feira (4), que alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm atuado para “destruir de vez” a operação Lava Jato. De acordo com ele, há um “movimento de pessoas poderosas” que visa anular condenações fundamentadas em “provas concretas”.
– O crime nunca desiste. E, agora, tem um movimento de algumas pessoas poderosas, incluindo alguns ministros do Supremo, para desacreditar e destruir de vez a Lava Jato. Querem anular condenações baseadas em fatos e provas concretas, como por exemplo, pagamento de propinas e subornos. Aliás, já começaram a fazer isso – apontou o ex-ministro da Justiça.
As declarações ocorreram durante vídeo publicado pelo ex-juiz em seu canal no YouTube. Nele, o ex-juiz elenca os feitos da operação, incluindo a recuperação de mais de R$ 6 bilhões desviados da Petrobras. Valor que, segundo Moro, representa apenas uma fração de todo o dinheiro roubado.
– Provas inquestionáveis foram reunidas. Muitos envolvidos confessaram os crimes e foram punidos. Os brasileiros viram, pela primeira vez na história, políticos e poderosos pararem atrás das grades; inclusive, um ex-presidente até da República e um ex-presidente da Câmara – prosseguiu.
Ele finalizou fazendo um apelo para que a população não “assista calada” às anulações dos processos, mas se manifeste pelas redes sociais ou nas ruas.