O influenciador Monark, alvo do Judiciário por suas declarações, usou a conta de seu podcast no Twitter, nesta terça-feira (11), para fazer um convite inusitado. Oferecendo “o vinho ou whisky preferido” do improvável entrevistado, o corajoso youtuber chamou ao Monark Talks o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
– Se o Alexandre de Moraes quiser rebater as críticas da população sobre sua atuação, ele esta convidadíssimo a participar do Monark Talks, ainda me comprometo em garantir o vinho ou whisky preferido do ministro – disse o apresentador.
O ministro determinou o bloqueio de redes sociais de Monark. Em decisão do dia 14 de junho, Moraes mandou o Discord, Meta, Rumble, Telegram e Twitter suspenderem os perfis do influenciador e estipulou uma multa diária no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento de sua decisão.
Para Moraes, o influenciador “voltou a divulgar notícias fraudulentas acerca da atuação” do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . Por isso, o ministro disse ser “urgente a interrupção de eventual propagação dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática mediante bloqueio de contas em redes sociais, com objetivo de interromper a lesão ou ameaça a direito”.
O magistrado também determinou que Monark pare de publicar, promover, replicar ou compartilhar “notícias fraudulentas”, sob pena de sofrer uma multa diária de R$ 10 mil caso descumpra a decisão.