O presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um texto nesta 3ª feira (24.mai.2022) com a hipótese de que Michel Temer (MDB) quer ser o candidato da chamada 3ª via. O chefe do Executivo levanta nova suspeita sobre as urnas eletrônicas e sobre o que chamou de “operadores das leis no TSE”.
Na mensagem de texto enviada a grupos de WhatsApp, Bolsonaro diz que “Michel Temer será a terceira via, bem como teremos Alexandre de Moraes presidindo o TSE por ocasião das eleições”. Moraes foi indicado por Temer para cadeira no Supremo Tribunal Federal em 2017.
O presidente diz ainda que essa é “a luta do bem contra o mal”. Eis o que Bolsonaro escreveu:
O artigo compartilhado por Bolsonaro é de Claudio Magnavita, do Correio da Manhã. O colunista entrevistou o presidente na semana passada, no Palácio da Alvorada.
Magnavita comete um equívoco e diz que o artigo de Temer foi publicado na Folha de S.Paulo na 2ª feira, dia 25. Na verdade, o texto foi veiculado pelo jornal Estado de S.Paulo no domingo, 22 de maio. O Poder360 entrou em contato com Magnavita, que confirmou que o texto citado em sua coluna é o publicado pelo Estado de São Paulo.
TEMER FALA EM INSTABILIDADE
O ex-presidente pediu neste domingo (22.mai.2022) pacificação no período de pré-campanha eleitoral. Segundo ele, o Brasil está “sob pena de perder-se no redemoinho de intolerância que vem guiando as lideranças políticas” no atual momento.
É a esse artigo de Temer que se refere o jornalista no texto compartilhado por Bolsonaro.
“Ataques e ameaças a adversários, a conquistas de governos anteriores e à ordem democrática, incluindo a desarmonia entre os Poderes, são, portanto, atentado à nossa Constituição e conduzirão o País ao precipício da falta de unidade e esperança”, escreveu Temer no artigo de opinião.
No artigo, Temer afirmou ouvir preocupações de investidores que resultam, de acordo com ele, do “ambiente de enfrentamento e instabilidade democrática”.