Após o presidente nacional do PSD (Partido Social Democrático), Gilberto Kassab, anunciar o nome do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, como candidato ao governo do Estado por Mato Grosso do Sul, os bastidores começam a pegar fogo e as diversas especulações já rondam o parque dos poderes e o paço municipal.
Como em um jogo de xadrez ambas as partes se movimentam em relação ao oponente visando de qualquer modo sair na dianteira da disputa. Estratégia essa que Marquinhos utilizou quando o mesmo declarou o congelamento do IPTU para o ano de 2022. Tal artimanha do prefeito surpreendeu o governo tucano que teve que correr atrás do prejuízo e declarou a isenção do IPVA.
É notável que nessa disputa ambos os lados tentam de toda forma tomar a dianteira para a eleição de 2022, tanto que Marquinhos já teria conversado com Adriane Lopes sua vice, para a mesma assumir a prefeitura em sua ausência. Porém contrariando os comentários dos bastidores, existe uma grande possibilidade de Marcos Trad ter um vice ligado ao MDB.
A viagem de Marcos e sua reunião com Simone Tebet aqueceu ainda mais a teoria que ambos estariam se articulando para uma possível união contra os tucanos. Porém nessa segunda-feira todos foram “surpreendidos” com a possível ida de Eduardo Rocha (MDB) para a Casa Civil do Estado. O que de certo modo mostra que os tucanos não querem deixar brechas para o crescimento de Marquinhos nessas eleições.
Com tudo parece que o recuo esta descartado por parte do lider do Paço Municipal, e Marcos já teria até montado um gabinete de campanha com as imprensas e seu time para a eleição, segundo fontes.
Porém não é apenas Trad que esta se mobilizando, o candidato tucano Eduardo Riedel tem aparecido cada vez mais nos eventos do governo do Estado, e sua popularidade tem crescido principalmente no interior do Estado, regiões onde Marcos Trad não tem base. Já deixando claro que o Governo do Estado quer minar Marquinhos no Interior, fazendo que o prefeito fique isolado na Capital.
O MEGA PACOTE TUCANO
O valor do pacote é de R$ 763 milhões, e deve impactar diretamente no estado até a eleição de 2022, já que serão aplicados diretamente no apoio para recuperações de pequenas empresas. O plano foi elaborado após o secretário ouvir todos os envolvidos nos últimos meses, Riedel elencou os pontos mais relevantes e o que de fato o Governo do Estado poderia realizar para dar suporte aos setores.
O projeto do secretário visou possibilitar e resgatar a atividade das pessoas em vulnerabilidade na normalidade da economia. O megapacote de R$ 763 milhões que vai apoiar os setores mais atingidos pela crise da Covid-19, cujo teve participação direta de Eduardo Riedel, tem como objetivo abranger três eixos – auxílio financeiro, medidas fiscais e microcrédito orientado – e representam a maior investida contra os impactos econômicos provocados pela pandemia e seu carro chefe na eleição de 2022.
APOSTANDO NA POPULARIEDADE
Desde a época em que fez parte dos programas na TV e na Rádio, Marcos Trad goza de sua alta popularidade entre as classes mais carentes da Capital. Comunicativo e receptivo ao “povão” o prefeito venceu uma eleição disparado contra seus opositores, o que lhe gabaritou para a corrida ao pleito em 2022.
Liderando entre diversas pesquisas com sua alta popularidade o Prefeito ataca seus opositores onde sempre em tom de deboche comenta sobre a ausência de seus adversários em meio a população. Na ultima terça-feira o prefeito disparou contra seus adversários usando o exemplo do transporte público, onde Marcos disse: “No ônibus deles tem políticos, no meu tem o povo”!
As obras do Reviva Campo Grande e o seus bordões populistas são as suas apostas frente a máquina do Estado. Em entrevista Marquinhos disse se sentir honrado com o convite, mas ainda não anunciou sua pré-candidatura oficialmente.
“Todas as pesquisas, tanto qualitativas, quanto quantitativas, nos colocam numa posição de disputa. E se assim continuar, com a aprovação popular, quem ajudou e transformou Campo Grande é capaz de transformar Mato Grosso do Sul”, disse em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (10).
Além disso, o Prefeito disse não temer ataques na oposição e aproveitou a ocasião para alfinetar a atual gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB).
“Estou vendo muitas movimentações, tira deputado, coloca suplente, ganha Corumbá, faz Três Lagoas. Enquanto eles lotam o ônibus deles com a velha política, o povo está junto comigo e Deus está me abençoando”.
Tudo indica que as eleições de 2022 devem ter confrontos épicos entre o candidato do Governo do Estado e o Prefeita da Capital.