Lula, a verdadeira ameaça à democracia brasileira

Em seu artigo publicado na Edição 76 da Revista Oeste, J.R. Guzzo mostra que não vai haver golpe militar nenhum no Brasil. “Vai haver um regime totalitário se Lula voltar ao governo. O resto é fumaça para esconder a verdade”, escreve o colunista.

“Está sendo executada neste momento no Brasil a manobra mais velha e possivelmente mais sórdida que existe na história da bandidagem política mundial — acusar o inimigo de estar fazendo exatamente aquilo que você vai fazer de pior, assim que tiver a oportunidade de mandar no governo”, alerta Guzzo.

Leia outro trecho

“Lula é a única ameaça que existe no momento contra a democracia brasileira porque ele mesmo, Lula, e o seu entorno mais ativo anunciam abertamente projetos de destruir essa democracia se ele for eleito em 2022. O maior desses projetos, pelo que estão dizendo agora Lula e o PT, é liquidar a liberdade de imprensa no Brasil. Não falam assim, é óbvio; ninguém fala assim, nem na Coreia do Norte. Embrulham o seu propósito numa trapaça: a de que querem ‘melhorar’ a qualidade da imprensa, ou torná-la mais ‘verdadeira’, mais ‘justa’, mais isso, mais aquilo, com novas regras para o seu funcionamento. Sai a liberdade de pensamento assegurada no Artigo 5 da Constituição do Brasil. Entra em seu lugar o ‘controle social da mídia’, como diz Lula. É um pacote de regras que tem um objetivo claro e um efeito inevitável: colocar a imprensa brasileira, na vida real, debaixo do comando do governo e dos ‘movimentos sociais’ controlados por ele.

Controle social é isso: censura. Não é outra coisa, e nem pode ser, porque não existe na história humana, desde que Gutemberg inventou a máquina de imprimir 500 e tantos anos atrás, nenhum episódio — nenhum mesmo — em que um governo tenha feito leis sobre a imprensa sem reduzir, prejudicar ou acabar com a liberdade da imprensa. Não há como ser de outro jeito.”

Com informações da Revista Oeste

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12