Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deverão ser remanejados para o atendimento de pacientes com outros agravos de saúde.
“Haveremos de fazer uma discussão acerca de remanejar os leitos de (UTI) para outros agravos na área da saúde”, relatou o titular da pasta durante a live do Boletim Epidemiológico.
Ainda de acordo com Resende, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) já está discutindo com todos os municípios do Estado sobre o remanejamento dos leitos, bem como o fechamento de alguns devido o alto custo.
De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico SES, a ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 64%, Dourados em 54% e Três Lagoas 54%.
Existem 334 pessoas hospitalizadas nesta quarta-feira (18) em Mato Grosso do Sul.
São 124 internados em leitos clínicos (86 público; 38 privado) e 207 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (169 público; 38 privado).
Vacina
Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina com a segunda dose no país, de acordo com dados das secretarias de Estado de saúde das 27 unidades federativas.
Segundo números da plataforma, 2.737.612 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização.
Com isso, 67,27% da população sul-mato-grossense está vacinada com a primeira dose e 38,45% imunizada com a segunda dose.
Em Campo Grande já foram aplicadas 583.372 doses da primeira aplicação e 378.466 da segunda ou dose única.