O tribunal de apelação da Pensilvânia decidiu na quinta-feira (5) que observadores republicanos tenham direito de assistir à contagem das urnas. Eles devem ficar a cerca de dois metros de distância.
A juíza da Commonwealth, Christine Fizzano Cannon, uma democrata, disse que “todos os candidatos, observadores ou representantes dos candidatos podem estar presentes para o processo de prospecção de acordo com a lei e podem observar todos aspectos do processo”.
“Eu não posso descrever o quão grande é essa vitória”, disse o vice-gerente de campanha do presidente Donald Trump , Justin Clark.
Autoridades de campanha disseram que os observadores foram forçados a assistir à contagem das cédulas a uma distância de até 30 metros.
Autoridades eleitorais usaram uma barricada e algum tipo de guarda de segurança para impedir que os observadores se aproximassem, disse Pam Bondi, ex-procuradora-geral da Flórida, a repórteres na Filadélfia, em frente ao Centro de Convenções da Pensilvânia, onde as cédulas ausentes estão sendo tabuladas.
Uma equipe de 15 pessoas estava entrando no prédio para observar o processo. A campanha de Trump está planejando ação legal adicional relativa às cédulas que já foram contadas.