O jornal alemão Bild informou na quarta-feira (30) que hackers da Rússia supostamente realizaram ataques cibernéticos contra bancos alemães nos últimos dias.
Hackers da Rússia foram acusados de ataques cibernéticos ao “setor bancário e infraestrutura crítica” da Alemanha, segundo informou o jornal Bild, citando as fontes nos serviços secretos.
Foi afirmado que os ciberataques foram realizados “por hackers russos estatais do grupo Fancy Bear”. Na manhã de quarta-feira (30), o Serviço Federal de Segurança de Informação da Alemanha (BSI, na sigla em alemão) confirmou à mídia as informações sobre os ataques.
No entanto, a mídia não apresentou provas de que os ataques cibernéticos foram realizados por hackers russos. Entre as razões apresentadas para os ataques são mencionadas diferentes versões, tais como “vingança pelas sanções” e também tentativas de impedir a pressão sobre o governo de Belarus.
Mais tarde, o Ministério do Interior da Alemanha negou a informação do Bild sobre supostos ataques de hackers russos contra empresas do setor bancário.
“As entidades de segurança responsáveis atualmente não possuem informações que apontem a ataques em grande escala por hackers”, de acordo com o porta-voz do ministério alemão.
Os países ocidentais acusaram várias vezes Moscou do envolvimento em seus assuntos internos e de ataques cibernéticos. A Rússia negou todas as acusações, afirmando que não foram apresentadas quaisquer provas. Além disso, Moscou declarou que está pronta para um diálogo sobre a segurança cibernética.