Tanto o Pentágono quanto o Departamento de Estado expressaram preocupações recentemente sobre o aumento das forças nucleares na China.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, expressou profunda preocupação com o crescente arsenal nuclear da China durante uma reunião com chanceleres de países asiáticos e países parceiros, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira (6).
Em seu discurso, durante uma reunião virtual do Fórum Regional da ASEAN (ARF, sigla em inglês), que reúne mais de duas dezenas de países, Blinken também pediu à China que cesse o comportamento “provocativo” no mar do Sul da China e “levantou sérias preocupações sobre os contínuos abusos dos direitos humanos no Tibete, Hong Kong e Xinjiang”, disse o comunicado do Departamento de Estado dos EUA.
© AP PHOTO / XINHUA / WANG CUNFUNavios de pesca chineses navegam perto de um farol no recife de Zhubi, nas ilhas Spratly, no mar do Sul da China, em 18 de julho de 2012
“O secretário também observou profunda preocupação com o rápido crescimento do arsenal nuclear da República Popular da China, que destaca como Pequim se desviou drasticamente de sua estratégia nuclear de décadas baseada na dissuasão mínima”, acrescentou.
Os posicionamentos foram feitos após relatórios de grupos de reflexão baseados em imagens de satélite dizendo que a China parece estar construindo centenas de novos silos para mísseis nucleares.