‘Eu fiz o que vim para fazer’, diz Biden após encontro com Putin

Segundo Joe Biden, presidente dos EUA, as ações de sua presidência não estão viradas contra a Rússia como país.

Joe Biden, presidente dos EUA, disse na quarta-feira (16) que as conversações em Genebra, Suíça, com Vladimir Putin foram “positivas”, mas advertiu que Washington não toleraria interferência na democracia norte-americana.

“O tom de toda a reunião […] foi bom, positivo“, disse Biden aos repórteres após a cúpula, salientando, no entanto, que “deixou claro que não toleraremos tentativas de violar nossa soberania democrática ou desestabilizar nossas eleições democráticas, e que responderíamos”.

Segundo Biden, sua agenda não é dirigida contra a Rússia.

“Eu disse ao presidente Putin que minha agenda não é contra a Rússia ou contra alguém outro. É a favor do povo americano”, disse Biden durante a coletiva de imprensa.

“Não há nada que substitua o diálogo face a face entre os líderes, nada. O presidente Putin e eu assumimos a responsabilidade única de gerenciar a relação entre dois países poderosos e orgulhosos, que tem que ser estável e previsível”, afirmou.

O presidente dos EUA referiu que ele e o presidente russo Vladimir Putin discutiram durante sua reunião em Genebra questões relativas à Síria, ao Irã e ao Ártico.

Biden também disse ter discutido com Putin os esforços para evitar o ressurgimento do terrorismo no Afeganistão.

Biden mencionou igualmente as preocupações dos EUA quanto a Belarus.

“Comuniquei o compromisso resoluto dos Estados Unidos com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, concordamos em prosseguir com a diplomacia relacionada ao acordo de Minsk, e compartilhei nossa preocupação com a Belarus”, relatou ele.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12