O Ministério da Saúde da Espanha informou nesta quarta-feira (17) a morte de um cidadão que foi “imunizado” com a vacina Oxford/AstraZeneca.
Conforme informou a entidade, o paciente teve um AVC isquêmico e faleceu após receber a dose da vacina nos últimos 16 dias.
Em um outro paciente “imunizado”, também foi divulgado um caso de trombose. Já é o terceiro caso registrado no país, após o paciente receber a dose do suposto imunizante.
“Uma pessoa com resultado fatal e outro caso com trombose venosa abdominal”, informou a nota. “São três casos de eventos trombóticos que, por si só, embora pouco frequentes, podem ocorrer na população em geral”, acrescentou.
Em um comentário da AstraZeneca, a entidade diz que está mantendo a questão dos casos de trombose sob revisão, “mas as evidências disponíveis não confirmam que a vacina é a causa”.
Atualmente, o uso da vacina AstraZeneca está suspenso na Espanha, Itália, Alemanha, França e mais uma dezena de países europeus, após reações incomuns ou adversas relatadas entre os que receberam a dose da vacina.