Em Assunção, Marquinhos diz que nova rota é mais esperada do que Itaipu

Prefeito tenta consolidar Campo Grande como a principal cidade da rota de integração de países sul-americanos

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) está em Assunção, capital do Paraguai, cumprindo agendas com o objetivo de consolidar Campo Grande como a capital do Rila (Rota de Integração Latino-Americana).

No encontro realizado nesta terça-feira (22), Marquinhos foi recebido no Palacio de López, sede de governo do Paraguai, pelo presidente Mario Abdo Benítez, pelo ministro do Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, e pelo ministro das Relações Exteriores, Euclides Acevedo, e destacou a receptividade e entusiasmo dos paraguaios com o projeto.

“Fui muito bem recebido pelo presidente do país, por onze senadores, três ex-presidentes e sete ministros. Fiquei impressionado pelo volume e função das pessoas que estavam ali. O presidente Abdo está por dentro de tudo e destacou que o projeto da RILA é até mais importante do que a de Itaipu”, revelou o chefe do Executivo de Campo Grande.

Marquinhos assinando um termo de cooperação entre os países. (Foto: Divulgação)
Assim como a Rota Bioceânica, a Rila é uma rota para contribuir com o desenvolvimento local de Mato Grosso do Sul, criando novos trechos para escoar a produção local e também receber. Além disso, serão desenvolvidas ações conjuntas nas esferas pública e privada, além de implementar o intercâmbio de conhecimentos, experiências, produtos, serviços e tecnologias nas áreas econômica e da saúde, educação, cultura, esportes, turismo e ciências.

Acompanhado do secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Rodrigo Terra, o prefeito Marquinhos Trad ainda participa de dois compromissos com um empresa produtora de celulose do Paraguai e com autoridades da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai.

Itaipu Binacional – Itaipu, projeto comparado pelo prefeito de Campo Grande é uma enorme barragem hidroelétrica no Rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai. Com 48 anos de criação, a hidrelétrica tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das duas nações vizinhas, com o pagamento de royalties aos dois países. A usina hidrelétrica de Itaipu possui 14 GW de capacidade instalada, cerca de 8% de toda a potência da matriz energética brasileira.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12