Eleições 2022: Ciro Gomes fala em retomar diálogo com outros partidos

Sinalização ocorre depois de Sergio Moro, que classificou como 'inimigo da República', ficar de fora dos nomes cotados ao Planalto

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou nesta segunda-feira, 18, que pretende dialogar com lideranças de partidos, como União Brasil e PSD, em busca de apoio nas eleições de outubro. Os dois partidos, até o momento, estudam lançar candidatura própria.

Questionado durante o lançamento da pré-candidatura da senadora Leila do Vôlei (PDT) ao governo do Distrito Federal, disse que não havia entrado na “dinâmica de conversas” com lideranças do chamado “centro democrático”, em razão do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro.

“Tive um jantar 15 dias atrás com a direção do União Brasil. Bivar e ACM Neto. E eles perguntaram se eu admitia entrar em uma dinâmica de conversas com essas outras pessoas. Eu disse a eles que, a mim, repugnava a ideia de sentar com um inimigo da República como o Sergio Moro. Parece que essa questão está vencida, portanto, a única restrição que eu fazia está superada aparentemente”, declarou.

Segundo ele, a partir de agora, as conversas devem se intensificar com o União e o PSD. “São duas forças que ainda não estão aliadas nesse processo de pré-campanha”, afirmou. “Eles querem ver se eu atravesso o Rubicão, que é aquele rio que o [imperador Júlio] César atravessou. […] Eles querem ver se eu me viabilizo. E é isso que eu quero ver também”, declarou.

Ciro Gomes afirmou que um dos critérios para apoiar uma “terceira via” unificada seria um mapeamento dos problemas econômicos do país. “Eu gostaria de estar em uma aliança onde nós considerássemos criteriosamente a causa da crise brasileira e as raízes do que precisamos fazer para devolver ao país um projeto nacional de desenvolvimento.”

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, negou que a sigla avalie abandonar a candidatura própria à Presidência com Ciro Gomes. Ele também disse estar pronto a retornar o diálogo com os partidos da terceira via. “Sem o Moro, fica muito mais fácil”, declarou, acrescentando que o PDT mantém diálogo constante com o União Brasil.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12