‘Bolsonaro é uma tragédia criminosa’, afirma Ciro Gomes

Candidato afirmou que pretende revolucionar os métodos de ensino no Brasil

Durante a sabatina “Central das Eleições”, da Globo News, nesta quarta-feira, 27, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é uma tragédia criminosa. Ciro estava comentando sobre como abordaria a diversidade LGBTQIA+ em seu possível governo e também afirmou que não pode aceitar o conservadorismo.

“Precisamos entender como vamos abordar a população neopentecostal com a temática LGBT”, observou o candidato. “Como fazer isso respeitando a moralidade e a religião popular? Porque também não podemos aceitar o conservadorismo. Veja o que aconteceu no Rio de Janeiro. Nós defendemos a pauta LGBT, no entanto, o Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) ganhou as eleições, o Wilson Witzel (PSC-RJ) ganhou as eleições e o Bolsonaro, essa tragédia criminosa que governa o Brasil, também ganhou as eleições.”

Para Ciro, a vitória dos três candidatos se deve ao fato de que os outros políticos (candidatos) não tiveram humildade para entender como evoluir com o povo nessas questões, em vez de somente ensinar com tom ditatorial sobre sexualidade, gênero, etc. “Existe uma luta cultural que precisa ser resolvida junto ao povo. Isso vai além da legislação”, disse. “Entretanto, não posso vir de cima para baixo, se não, me torno igual ao Bolsonaro.”

Revolução na educação

Interpelado sobre como trataria a educação em seu governo, Ciro afirmou que pretende revolucionar os métodos de ensino no Brasil. De acordo com ele, ou o governo educa o povo e o prepara em conhecimento digital, ou nada vai evoluir. “No começo, no Ceará, fomos tentando e nada acontecia”, disse. “Contudo, entendemos que o caminho é a União Federal cumprir duas tarefas: mudar o padrão pedagógico e motivar o professor.”

Segundo Ciro, o governo tem uma escola brasileira inspirada no decoreba. Para ele, em vez de saber responder, o aluno precisa conseguir fazer boas perguntas, a fim de juntar todas as informações para montar uma resposta nova.

De acordo com o candidato, para motivar um professor é necessário mudar o orçamento da educação. “Hoje, o Brasil tem o menor investimento em educação nos últimos dez anos”, observou. “O Bolsonaro é o responsável por três anos disso, o resto é culpa do PT. Em cima disso, existe um teto de gastos com a inflação.”

Ciro também citou que o atual presidente não possui nenhuma proposta para educação nem para nenhuma outra área. “Ele é uma tragédia que veio de Marte, sem propostas”, explicou. “Bolsonaro não tem concepção de estadista, de plantar e esperar anos para colher, como fiz na educação do Ceará.”

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12