Biden chama presidente chinês, Xi Jinping, de ditador

O presidente dos Estados UnidosJoe Biden, chamou o presidente chinês, Xi Jinping, de ditador, durante uma declaração pública nesta terça-feira (20). A fala acontece um dia depois de o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontrar com Xi na China.

Biden disse que Xi Jinping ficou envergonhado quando os Estados Unidos derrubaram um balão chinês, em fevereiro. À época, o governo norte-americano acusou a China de espionagem.

“A razão pela qual Xi Jinping ficou muito chateado quando derrubei aquele balão cheios de equipamento de espionagem é que ele não sabia que estava lá”, disse Biden durante um evento para arrecadação de fundos, na Califórnia.

“Isso é um grande embaraço para os ditadores. Quando eles não sabem o que aconteceu. Isso [o balão] não deveria estar indo para onde estava. Foi desviado do curso”, acrescentou Biden.

De acordo com a imprensa norte-americana, o balão chinês conseguiu coletar informações secretas de bases militares dos Estados Unidos.

O balão foi abatido pelas Forças Armadas dos EUA, que afirmaram ter encontrado um dispositivo de coleta de informação dentro do equipamento. Por sua vez, a China alega que o balão tinha fins científicos.

Marinheiros do Grupo 2 de Eliminação de Munições Explosivas recuperam destroços do misterioso balão chinês que foi derrubado pelos Estados Unidos na costa de Myrtle Beach, Carolina do Sul — Foto:  U.S. Fleet Forces/U.S. Navy via Reuters

Marinheiros do Grupo 2 de Eliminação de Munições Explosivas recuperam destroços do misterioso balão chinês que foi derrubado pelos Estados Unidos na costa de Myrtle Beach, Carolina do Sul — Foto: U.S. Fleet Forces/U.S. Navy via Reuters

Encontro na China

Xi Jinping e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontram em Pequim na segunda-feira (19). A reunião entre os dois durou cerca de 35 minutos.

O presidente chinês e o secretário norte-americano concordaram em estabilizar a rivalidade entre China e Estados Unidos, para evitar que as tensões entre os dois países resultem em um conflito.

Xi e Blinken também disseram que Estados Unidos e China continuaram os esforços diplomáticos, com visitas de autoridades norte-americanas nas próximas semanas.

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), em encontro com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, em 19 de junho de 2023.  — Foto: Leah Millis/ AP

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), em encontro com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, em 19 de junho de 2023. — Foto: Leah Millis/ AP

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12