Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas no Distrito Federal revela que não afetou o prestígio do governador Ibaneis Rocha (MDB) o seu afastamento por por 66 dias, em razão da suspeita de “omissão”, jamais comprovada, nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília.
A pesquisa atestou números recordes de aprovação da administração de Ibaneis Rocha, no total de 63,6%, enquanto apenas 32,2% a desaprovam e 4,3% disseram não saber ou não opinaram.
Os que desaprovam a gestão são basicamente os opositores que ele derrotou no primeiro turno, em 2022. Na ocasião, Ibaneis obteve 832.633 votos, equivalentes a 50,3% do total.
Baseado em meras suspeitas e sem ouvir Ibaneis, o ministro Alexandre de Moraes determinou seu afastamento do cargo ainda na noite de 8 de janeiro e manteve essa decisão por mais de dois meses, apesar de nada ter sido encontrado que confirmasse as tais suspeitas.
O Paraná Pesquisas verificou, nesse levantamento, que Ibaneis é mais bem avaliado nas faixas etárias dos 16 aos 34 anos, com 64,8% de aprovação. Na faixa etária dos 35 aos aos 59 anos a aprovação do governo continua alta, oscilando de 62,8 a 62,4%.
Ibaneis também é muito bem avaliado em todas as fixas, segundo os critérios de escolaridade e de renda mensal.
Veja a avaliação de Ibaneis Rocha no Distrito Federal: