O Ministério da Defesa do Afeganistão publicou um vídeo mostrando aviões Super Tucano bombardeando membros do Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países).
As imagens do vídeo mostram os ataques realizados neste mês de junho contra o grupo terrorista, e teriam sido feitas em diferentes locais.
Desde 2016, o país já recebeu 22 aeronaves Super Tucano, de fabricação brasileira, sendo que outras quatro ainda deverão ser entregues ao país.
Contando com 26 Super Tucanos, o Afeganistão terá a segunda maior frota do modelo, depois da Força Aérea Brasileira.
O Super Tucano é uma aeronave de ataque leve desenvolvida pela Embraer junto com a Força Aérea Brasileira, e está em serviço em múltiplos países, incluindo a Colômbia, Afeganistão, EUA, Indonésia, Filipinas e outros.
Recentemente, o coronel Authur Ford, da Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas da Força Aérea dos EUA, informou que a Força Aérea da Nigéria deverá receber o pedido completo de 12 aeronaves A-29 Super Tucano até outubro de 2021.
No dia 28 de maio de 2021, dois aviões A-29B Super Tucano foram entregues à Força Aérea do Turcomenistão.
No dia 15 de junho, a Embraer afirmou que estaria presente em um evento internacional de segurança militar em Kiev para apresentar o Super Tucano à Ucrânia.