Fux cancela reunião entre os 3 Poderes após falas de Bolsonaro
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou nesta quinta-feira, 5, o cancelamento da reunião entre os chefes dos poderes. A decisão de marcar o encontro foi divulgada no dia 12 de julho, quando o ministro se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O cancelamento ocorre após diversas críticas do mandatário aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, além de declarações sobre o sistema eleitoral brasileiro. “Como presidente do STF alertei o presidente da República, em reunião realizada nesta Corte durante as férias coletivas de julho, sobre os limites do exercício do direito ‘a liberdade de expressão, bem como o necessário e inegociável respeito entre os poderes para a harmonia institucional do país”, disse Fux. “Contudo, nos últimos dias o presidente tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes dessa Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro”, completou.
Bolsonaro detona “ativismo judicial” de Barroso no STF
Nesta quinta-feira (5), em entrevista ao Debate 93, da rádio 93FM, do Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro voltou a disparar críticas contra o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No programa, Bolsonaro apresentou o “currículo” de Barroso e voltou a defender “eleições limpas”.
– O povo tem que ser ouvido. Não queremos problemas no ano que vem. Queremos eleições limpas, e não com a possibilidade grande de termos eleições de cartas marcadas para eleger o ídolo do Barroso, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva – apontou.
Em seguida, Bolsonaro lembrou de alguns posicionamentos do ministro sobre temas considerados polêmicos.
– Quem é o senhor Luís Barroso? Ele chegou ao Supremo por ter defendido um terrorista, Cesare Battisti. Dentro do Supremo, ele começou a botar seu ativismo judicial a serviço da sua ideologia. Ele é favorável à legalização do aborto, é favorável à legalização das drogas. Ele é favorável à diminuição do estupro de vulnerável […] Ele quer baixar a idade [de consentimento para relações sexuais] de 14 para 12 anos. Esse mesmo Barroso, que acha que uma menina de 12 anos pode ter uma relação com um adulto, é contra a redução da maioridade penal para 16 anos – ressaltou.
Fux receberá Aras no STF para discutir crise com Bolsonaro diz jornal
Em meio ao conflito aberto com Jair Bolsonaro, Luiz Fux convidou Augusto Aras para uma conversa no STF ao meio-dia desta sexta-feira, 6, informa Fabio Leite na Crusoé.
A conversa, que discutirá a crise institucional, ocorrerá um dia depois de o presidente do Supremo cancelar, em razão dos ataques do presidente da República, reunião entre os chefes dos três Poderes que estava marcada desde julho.
Essa queda de braço entre executivo e legislativo cria um desequilíbrio entre os poderes e um futuro incerto.