Os EUA, Reino Unido, Israel e Romênia retaliarão o suposto ataque iraniano ao navio comercial Mercer Street, afirmou Washington dias após dois membros de sua tripulação morrerem.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, informou em um briefing na segunda-feira (2) que trabalhará ao lado do Reino Unido, Israel e Romênia para organizar uma “resposta coletiva” contra o Irã pelo recente ataque ao petroleiro Mercer Street, ao qual é atribuído o evento.
Apesar disso, ele não tinha certeza se tal ação constituía “qualquer coisa de novo ou de novo para o novo governo [do presidente eleito iraniano Ebrahim Raisi]”, pois o Irã tem estado envolvido em uma “série” de ações similares “durante muitos meses, inclusive contra a navegação”, afirmou.
“O que isso diz é que o Irã continua agindo com tremenda irresponsabilidade quando se trata, neste caso, de ameaças à navegação, ao comércio, a marinheiros inocentes, que estão simplesmente envolvidos no trânsito comercial em águas internacionais”, acrescentou ele.
Nos últimos dias os EUA, Reino Unido e Israel têm acusado o Irã de atacar na quinta-feira (29) o navio comercial Mercer Street, sob bandeira da Libéria, e operado por uma empresa do bilionário israelense Eyal Ofer, que estava navegando na costa de Omã. O capitão romeno e um segurança britânico morreram após o incidente.
O Irã, por sua vez, negou ter participado da ação, e prometeu responder “imediata e fortemente” a qualquer ataque que for realizado usando este caso como justificativa.