Sem sombras de dúvidas um dos mais notáveis e admiráveis estrategistas políticos da história de MS, Sergio de Paula, ganha notoriedade por suas conquistas
Na politica é muito comum se lembrar apenas dos notórios lideres da história como Getulio Vargas, Fernando Collor, Luiz Inácio, Bolsonaro e até mesmo de grandes políticos estrangeiros como Kennedy ou Barack Obama. Porém alguns desses memoráveis lideres sempre tiveram nos bastidores, estrategistas extraordinários e implacáveis.
Quem não se lembra do estrategista de campanha de Donald Trump, Steve Banon, ou do fabuloso Dominic Cummings principal responsável pela estratégia dos Conservadores de conquistar o Brexit. Nos bastidores é onde de fato a politica acontece, e se tratando do nosso Estado é quase impossível não se lembrar de Sergio de Paula, o responsável de redigir a orquestra tucana.
No seriado norte americano House of Cards, o protagonista Frank Underwood vivido pelo ator Kevin Spacey, com certeza teria admiração pelas as habilidades do tucano em concretizar seus projetos e estratégias. Sergio de Paula é o principal encarregado no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no que se refere em articular e pensar ações politicas para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O que justifica a sua nomeação para a dita “super secretária” e cargo de mais alta confiança do governador é a sua capacidade de resolver problemas e ajustar a casa.
Com vasta experiência em politicas públicas e participação fundamentais nos planos de governo do estado, Sergio já enfrentou da maior crise econômica do pais à um pandemia, e acredite ele tirou de letra. Enquanto o Brasil colapsava no desastre econômico do governo Dilma Roussef, Sergio juntamente com o governador montaram um esquadrão anti-crise que resultou na quase exclusiva marca de ser um dos pouquíssimos estados a não ter quebrado financeiramente. Além de nos dias atuais liderar a ponta da tabela como o Estado que mais vacina no Brasil e que deve conseguir o feito de ser o primeiro Estado no Brasil a ter vacinado toda a população acima dos 18 anos.
Sergio tem uma função única e exclusiva, fazer com que as engrenagens da gestão funcione e acredite, ele faz! Não é atoa que conseguiu respeito e admiração de amigos e adversários políticos, um exímio estrategista e conquistador nato no que se diz respeito a eleição.
Um Super Secretário
Sérgio que era secretário especial de Articulação Política do Executivo, se tornou responsável também pela Casa Civil. Essa nomeação mostrou para todos envolvidos no meio politico, que o governador, pois o seu principal estrategista para dar seguimento as ações propostas pelo Governo do Estado e lapidar o sucessor de Reinaldo, Eduardo Riedel.
O secretário que atuou na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) durante 9 anos, onde se minou de conhecimentos na área técnica da associação e principalmente por considerar ali a melhor entidade “é a melhor casa política do Estado”. Além do más, assim como o secretário, seu líder o governador também teve a mesma experiência a frente da gestão da associação o que para ele traça o perfil do governador como um executor municipalista e o que garantiu sua reeleição em 2018.
Esse é Sergio de Paula, e um dos motivos dele ser o homem forte do ‘ninho tucano’.