Candidato conservador vence eleição presidencial no Equador

Após as eleições presidenciais do Equador neste último domingo (11), o ex-banqueiro Guillermo Lasso foi eleito o novo presidente do país. Lasso, que é considerado conservador, venceu o candidato de esquerda Andrés Arauz. O novo presidente irá assumir o cargo no próximo dia 24 de maio.

“Em 24 de maio, assumiremos com responsabilidade o desafio de mudar o destino de nossa pátria e alcançar para todos o país de oportunidades e de prosperidade que desejamos”, declarou Lasso, depois do resultado das urnas.

O ex-banqueiro, que já havia participado das eleições presidenciais de 2013 e 2017, venceu o candidato de esquerda no segundo turno, com 52,52% dos votos válidos, contra 47,48% de Arauz. No primeiro turno, o ex-banqueiro ficou em segundo lugar, com 19,74%, enquanto Arauz registrou 32,72% dos votos.

Aparentemente, Guillermo Lasso representa a direita tradicional do país, conseguindo reunir nos últimos anos o apoio de empresários, além de alguns meios de comunicação e eleitores contrários ao chamado “socialismo do século XXI”.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12