O local operava de forma irregular desde 2022 e trazia perigo para a saúde dos moradores.
A 2º Vara de Bonito determinou a interdição de um ferro-velho na rua Dr. Conrado, na Vila Donária. A medida foi tomada em caráter de urgência pelo juiz Milton Zanutto Junior. O magistrado alegou que o empreendimento operava de forma irregular, sem o alvará de funcionamento. O acúmulo de sucatas também trazia risco à saúde dos moradores no entorno, já que foram identificados criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A decisão veio a partir de uma Ação Civil Pública por danos ambientais, movida pelo Ministério Público Estadual. Segundo o MPE, o empreendimento exerce a atividade de forma irregular, ou seja, fazendo o armazenamento de sucata em área urbana, desde outubro de 2022. “Tal situação reclama a necessidade de intervenção a fim de que o alegado risco de dano à saúde da população do Município de Bonito não se agrave, ao menos até que haja o deslinde do feito e se evidencie, se o caso, a efetiva comprovação, por parte dos requeridos, da adoção de medidas necessárias à contenção e prevenção dos prejuízos junto às autoridades competentes”, escreve o Juiz. O magistrado também determinou que o Município de Bonito fizesse a retirada de todas as sucatas do terreno.
A Prefeitura tomou as providências nessa terça-feira (06). Seis caminhões foram usados para fazer a coleta dos materiais, que foram levados para o descarte correto. De acordo com informações apuradas pelo Portal, uma notificação de interdição foi encaminhada pela Prefeitura ao estabelecimento. E este documento foi assinado pelo Vereador “Alemão do Som”. O parlamentar do PL, eleito em 2024, atuava como gerente do ferro-velho. Até o momento não temos informações de quais medidas foram ou serão adotadas pelo vereador para a regularização do empreendimento.