Primeiro-ministro do Líbano renuncia ao cargo

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, renunciou ao cargo nesta 2ª feira (10.ago.2020). A população libanesa vive momentos de grande revolta e tensão desde a megaexplosão em Beirute, na 3ª (4.ago), que matou cerca de 200 pessoas e deixou 6.000 feridos. O anúncio oficial foi feito em rede nacional às 16h30 (horário local), que corresponde às 13h30 no fuso de Brasília.

Diab disse que a explosão é 1 crime e que os responsáveis devem ser levados a julgamento. Também afirmou que o incidente é fruto de corrupção endêmica do governo libanês. “O sistema de corrupção é maior do que o Estado”, declarou

A saída já era esperada e os cidadãos pressionavam a renúncia, que foi adiantada pelo ministro Hamad Hassan (Saúde), em entrevista à Reuters. Antes de Diab, outros 3 ministros renunciaram: Marie Claude Najm (Justiça) nesta 2ª (10.ago), Manal Abdel Samad (Informação) e Damianos Kattar (Meio Ambiente), ambos no domingo (9.ago). Kattar era o mais próximo ao primeiro-ministro.

Outros integrantes do governo também pretendem deixar os cargos. O ministro Ghazi Wazni (Finanças) chegou ao próprio gabinete com carta de renúncia, mas não chegou a entregá-la. A informação é do Aljazeera.

O ministro Nassif Hitti (Relações Exteriores) deixou o cargo 1 dia antes da megaexplosão de mais de 2.000 toneladas de nitrato de amônio que estava guardado há 6 anos na capital. A população tem cobrado explicações do governo pelo incidente e a instabilidade se soma a meses de colapso político e econômico. Diversos protestos já foram registrados.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12