CÂNCER DO FUTEBOL DE MATO GROSSO DO SUL FRANCISCO CESÁRIO SOFRE OPERAÇÃO DO GAECO

A Operação tem como alvo a FFMS e o presidente da entidade. Equipes do Grupo estão na sede da Federação e em uma casa no Bairro Taveirópolis.

Agentes do Gaeco durante a Operação Cartão Vermelho. — Foto: Osvaldo Nóbrega

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) realiza, nesta terça-feira (21), a Operação Cartão Vermelho, contra crimes de lavagem de dinheiro e desvio de recursos da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Um dos alvos é Francisco Cezário de Oliveira, presidente da Federação. No curso das diligências, até agora, foram apreendidos mais de R$ 800 mil.

Dois policiais militares, que estão dando apoio ao Gaeco, chegaram em um carro descaracterizando na sede da Federação, às 6h, e seguem no local para não deixar ninguém entrar enquanto são cumpridas ordens judiciais. O expediente na FFMS começa às 11h.

A operação é voltada ao cumprimento de sete mandados de prisão preventiva, além de 14 mandados de busca e apreensão, em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Em nota, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul disse que foram 20 meses de investigações, onde foi constatado a instalação de uma organização criminosa dentro da Federação, com o objetivo de desviar valores provenientes do Estado de MS (via convênio, subvenção ou termo de fomento) ou mesmo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em benefício próprio e de terceiros.

“Nessa fase qualquer investigação é sempre unilateral; logo ela será submetida ao necessário contraditório; devemos aguardar os esclarecimentos, que serão prestados, oportunamente”, afirmou André Borges, advogado da FFMS.

Além dos agentes em frente a sede da FFMS, na Rua 26 de Agosto, há pessoal do Gaeco nas proximidades de uma residência no Bairro Taveirópolis que, conforme apurado pela reportagem, é da irmã de Cezário

Cezário está em seu sétimo mandato na FFMS, tendo sido reeleito até 2027. A última eleição foi em 2022 e o mandatário está no comando da Federação desde 1998, tendo se afastado de 2001 a 2004 para assumir o cargo de prefeito de Rio Negro.

 

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12