É assim que vivemos por aqui! Terra que é chamada de altaneira e que tem no coração como lema, acolher com amor e sem nenhum problema, todas as cores e todas as raças pois, somos o berço natal da fauna e da flora pantaneira. Somos criaturas gentis, cujo sangue parecem rios correndo em nossas veias.
Rios de multicores, ora azul, ora verde, ora amarelo, representando a nossa bandeira! Rios cristalinos e transparentes assim como é a alma de bicho manso, uma característica da nossa gente! Gente que carrega com orgulho, as tradições de vários povos que deram origem ao nosso Estado. Gente que carrega no peito, um amor imenso por esta parte do Universo que é cantada pelos poetas em prosa e verso! Gente que se alimenta de frutas, de sopa em pedaços, de chipa e de sobá.
Gente que sacia a sede com agua gelada misturada na erva servida na guampa: o incomparável tereré! Gente com pé de baile e de cintura de mola que risca o chão do galpão ao som da guarânia, do rasqueado e do chamamé! E este amor sem limite a gente mostra para o mundo, através de fotos e vídeos e das camisetas com estampa de onça, de jacaré, de capivara e tuiuiú. Somos bichos mansos que se tornam feras para defender nossa identidade! Somos crias do Centro-Oeste! Somos Brasil! Somos Mato Grosso do Sul!
Percival Lelo Gomes