A prefeita Adriane Lopes anunciou nesta segunda-feira (28) que a escolha dos diretores das 106 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) será feita pelo voto, por meio de eleição direta. “Hoje estou aqui pelo respeito que nós construímos. Respeito abre portas e hoje estou aqui para dizer que vamos sim realizar eleições para as EMEIs”, afirmou Adriane Lopes, que teve que interromper a fala por causa dos aplausos dos mais de 100 participantes do evento realizado na tarde de hoje na sede do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais em Educação Pública (ACP). A chefe do Executivo Municipal agradeceu o presidente do Sindicato, professor Gilvano Bronzoni e sua diretoria, por levar os anseios da categoria para que a administração municipal possa definir as linhas de ação para o fortalecimento da Reme (Rede Municipal de Ensino).
Pelo diálogo e avanços concedidos à categoria em pouco tempo e que os outros gestores não fizeram durante todo o mandato, Adriane Lopes está sendo considerada “a prefeita da educação”. “A valorização da educação é muito importante, e vocês são responsáveis em encaminhar as nossas crianças, desde a primeira infância, para o futuro”, disse a prefeita. Adriane Lopes falou do desafio que tem sido dar resolutividade aos anseios dos profissionais da educação, e para isso a discussão democrática com as lideranças sindicais em busca das soluções tem trazido bons resultados. “Há 15 dias estive em São Paulo no Fórum de prefeitos e tinha 16 cidades do porte de Campo Grande e quando levamos o projeto Juntos pela Escola, o projeto foi copiado para várias cidades do Brasil, porque isso é inédito”. O “Juntos pela Escola” é o maior programa de investimentos na revitalização das escolas da história de Campo Grande. Com investimentos de R$ 40 milhões, todas as 205 unidades da Reme receberão melhorias em suas estruturas simultaneamente em um ano.
Tudo com a participação da comunidade escolar na definição e acompanhamento dos serviços a serem executados. Outro avanço promovido pela prefeita Adriane Lopes na educação foi a autorização para a realização de concurso público para preenchimento de 323 vagas de professores, esperado há mais de oito anos pelos profissionais da área. Gilvano Bronzoni destaca como a eleição direta para escolha dos diretores das EMEIs impacta na vida dos moradores. “Fazendo uma gestão onde todos se sintam responsáveis por aquela escola e respeitando principalmente as especificidades de cada bairro, cada região, cada localidade, isso engrandece, fortalece as escolas de uma tal maneira, para que a gente possa melhorar a qualidade de ensino nas nossas escolas”. Ele destacou também como o respeito e o diálogo tem sido importante para essa valorização da educação em Campo Grande. Ele disse que os cinco pontos reivindicados pela ACP no início do ano, como a eleição direta nas EMEIs e a reestruturação física das escolas, praticamente todos estão sendo atendidas, alguns em estágio avançado e outros por meio de discussões constantes. “Até 15 de outubro há possibilidade de a Prefeitura anunciar 100% das pautas da educação sendo trabalhadas, direcionadas para resolver”, disse Gilvano.
“É uma expectativa que a categoria das EMEIs tinha há muito tempo. Valorizar a gestão democrática não é só cumprir a legislação mas, principalmente, trazer a democracia para dentro das escolas, que é o centro de aprendizagem”, ponderou o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt. “Estou na direção há 12 anos, mas a gente espera isso há 20 anos, então a prefeita está de parabéns, uma mulher impecável, um olhar feminino, e conseguiu ver que a primeira infância é a etapa mais importante na vida do ser humano”, disse Cindy Santos, diretora da EMEI Juraci Galvão. “A prefeita, com a sensibilidade que ela tem, entendeu a importância da primeira infância, onde a gente tem a formação da personalidade dessas crianças, então é muito importante que o ambiente seja regado de tranquilidade, de gente feliz, de pessoas que gostam do que fazem, e elas estão muito felizes com essa questão da gestão democrática, da escolha dos diretores”, destacou a presidente do Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais (Condae) Maria Lúcia de Fátima Oliveira. Rosileide Lima da Silva, professora da educação infantil, se emocionou com a notícia. “É um momento histórico, é um marco na educação, na educação infantil de Campo Grande. Anos e anos estamos lutando e estamos conseguindo hoje a assinatura da prefeita para ter essa eleição direta nas EMEIs. É muita emoção, é uma conquista de todos. Estamos fazendo história na educação de Campo Grande”. A prefeita Adriane Lopes designou a Secretaria Municipal de Educação e a ACP, para coordenarem a elaboração do edital que vai regulamentar a eleição nas EMEIs. Nas escolas municipais do ensino fundamental a escolha dos diretores já é feita por meio de eleição direta.