Caso Henry Borel: Justiça confirma júri popular de Jairinho e Monique

Na terça-feira 27, a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) confirmou o júri popular para o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Jairinho, e Monique Medeiros, que respondem pelo assassinato do filho dela, Henry Borel.

O TJ-RJ também negou o pedido de liberdade feito pela defesa de Jairinho na decisão. Henry Borel foi morto aos 4 anos de idade, em março de 2021. Além disso, a Justiça do Rio de Janeiro também incluiu mais crimes no processo dos acusados que vão a júri popular.

henry borel monique jairinho 2
Leniel e seu filho, Henry Borel. O pai acredita que Monique usou o filho de isca para atrair Jairinho | Foto: Reprodução/Record TV

A Justiça atendeu parcialmente aos recursos do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e incluiu o crime de coação no curso do processo de Jairinho e de tortura por omissão relevante no de Monique.

Porém, o TJ-RJ deu parcial provimento para o recurso da defesa de Jairinho de excluir a qualificadora de motivo torpe em sua acusação, noticiou a CNN, na terça-feira 27.

Henry foi morto no apartamento em que morava com Monique Medeiros e Jairinho, na zona oeste do Rio de Janeiro. O menino teve hemorragia interna por laceração hepática, em decorrência de uma ação contundente, conforme indicou o laudo da necrópsia do Instituto Médico Legal (IML). Ele tinha 23 lesões em seu corpo.

Em maio, o programa Cidade Alerta, da TV Record, revelou um vídeo em que Monique sensualizava nua na banheira com Henry, também nu, dentro dela. O pai do menino, Leniel Borel, contou que o vídeo foi gravado enquanto Monique ainda estava com ele. Ela enviou o vídeo ao seu então amante, Jairinho, com quem foi morar depois com o filho.

“Parece que ela estava botando meu filho como isca”, disse Leniel. “Em qual momento ela percebeu que o Jairo era uma pessoa interesseira em criança? Ouço dizer que o Jairo só foi morar com a Monique por causa do Henry, porque esse é o perfil dele, interesse na criança, e não na mulher”, disse ele. “Ali pode ser que tenha sido um pedido do próprio Jairo. ‘Filma você desnuda e filma seu próprio filho’”, supôs, indignado.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12