A ordem mundial é ‘globalista’ e ‘totalitária’, diz Putin

Segundo o presidente russo, as potências ocidentais conquistaram sua riqueza por meio da exploração de outras nações

A ordem mundial é “globalista” e “totalitária”, afirmou, nesta quarta-feira, 20, o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante um fórum de debates em Moscou, o ex-agente da KGB disse que as potências ocidentais alcançaram sua proeminência por meio da exploração de outras nações.

“O modelo de domínio total do ‘bilhão de ouro’ é injusto”, salientou Putin. “Por que esse ‘bilhão de ouro’, entre a população do planeta, deveria dominar os outros, impor suas próprias regras de conduta?”

E foi além. “Com base na ilusão de ‘exclusividade’, esse modelo divide as pessoas em status de primeira e segunda classes”, ressaltou. “E, portanto, é racista e neocolonial em sua essência. A ideologia globalista e supostamente liberal que a sustenta está cada vez mais adquirindo as características do totalitarismo, impedindo a busca criativa e a criação histórica livre.”

Segundo o presidente russo, a riqueza das maiores economias ocidentais provém da exploração de outros países. “É claro que esse ‘bilhão de ouro’ não se tornou ‘ouro’ por acaso”, afirmou. “Isso não ocorreu apenas graças à concretização de algumas ideias, mas em grande parte por causa do roubo de outros povos — tanto da Ásia quanto da África. Foi o que aconteceu.”

Putin também disse que as elites ocidentais estão aterrorizadas com o desmantelamento de sua ordem global. “Não importa quanto as elites ocidentais e ditas supranacionais se esforcem para preservar a ordem existente das coisas; uma nova era está chegando, uma nova etapa da história mundial”, observou. “E somente os Estados verdadeiramente soberanos podem garantir alta dinâmica de crescimento e se tornar um exemplo para os outros.”

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12