O Banco Central (BC) voltou a divulgar a edição semanal do boletim Focus nesta segunda-feira, 11. O documento traz perspectivas do mercado para a economia brasileira. Entre elas, a projeção da inflação do ano. A versão de hoje mostrou a redução da estimativa do aumento dos preços.
Para o boletim Focus, o BC faz a pesquisa com as principais instituições financeiras no Brasil. A inflação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O indicador leva em conta os produtos como alimentos, roupas, eletrodomésticos, entre outros.
Na publicação de hoje, a estimativa do mercado para o fechamento do IPCA de 2022 ficou em 7,67%. Ou seja: quase 0,3 ponto porcentual abaixo do número anterior (7,96%).
Além disso, a consulta feita pelo BC quatro semanas antes revelou que o mercado esperava a inflação deste ano fechando em 8,5%. Desse modo, quase 1 ponto porcentual acima do número de hoje.
Para 2023, entretanto, a revisão foi para cima. Contudo, o IPCA estimado ainda é menor em comparação à expectativa para 2022. Nesta semana, o resultado da consulta do BC mostra que o mercado projeta a inflação de 5,09% para 2023. Pouco acima, assim, dos 5,01% revelados pela pesquisa anterior.
A publicação do boletim Focus ficou suspensa entre 6 de maio e 1º de julho, em razão da greve dos funcionários do BC. O banco disponibilizou as edições atrasadas do documento na sexta-feira.