O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira, 1º, que o momento é de união entre União, Congresso Nacional e Estados para diminuir o preço dos combustíveis na bomba.
De acordo com o parlamentar, não é hora para individualismo. “É hora de todos por todos”, afirmou, em publicação nas redes sociais.
Arthur Lira aproveitou o momento para lembrar que foi criticado sobre a lei que diminui a alíquota entre 17% a 18% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.
“Num primeiro momento, minha defesa por um enfrentamento ao aumento dos combustíveis chegou a ser criticada. Hoje vários Estados já atenderam ao PLP 18/22”, disse Lira.
O governo de São Paulo foi o primeiro a determinar a redução do ICMS sobre a gasolina de 25% para 18%. Na sequência, Goiás diminuiu de 30% para 17%. Nesta sexta-feira, os governos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais anunciaram a diminuição de, respectivamente, 34% para 18% e 32% para 18%.
Até então, o Rio de Janeiro tinha a maior alíquota sobre a gasolina, seguida por Minas Gerais. A menor taxa registrada no país, sem contar os cortes feitos durante esta semana, é de Mato Grosso: 23%.