Contra inflação, Biden sugere que empresas ricas paguem ‘parte justa de impostos’

Tuíte gerou crítica até do fundador da Amazon

O presidente Joe Biden sugeriu que empresas ricas têm de pagar “sua parte justa” de impostos para reduzir a inflação de quase 8% nos Estados Unidos. Publicado na sexta-feira 13, o tuíte gerou uma série de críticas na rede social.

No Instagram, a economista Renata Barreto informou que “aumentar impostos não muda em absolutamente nada a inflação”. “Afinal, a causa do crescimento da inflação é a expansão monetária do governo”, constatou Renata.

A economista lembrou ainda que Biden imprimiu dinheiro durante seu primeiro ano de governo. “Aumento de impostos traria aumento de preços na ponta final, o que prejudicaria ainda mais a perda do poder de compra americano, num círculo vicioso de intervenção estatal”, observou Renata.

Fundador da Amazon critica Biden por inflação

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, criticou o democrata. Bezos sugeriu ao Ministério da Verdade dos EUA analisar o tuíte de Biden. “É bom discutir o aumento dos impostos corporativos”, publicou Bezos. “Domar a inflação é fundamental para discutir. Juntar os dois é apenas uma desorientação.”

A relação de Biden e Bezos se estremeceu em maio de 2020, quando o então candidato criticou a Amazon. Naquele mês, Biden atacou a Amazon em entrevista à emissora CNBC: “Deveria começar a pagar seus impostos.”

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12