O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, revelou nesta segunda-feira, 14, que está preocupado com uma possível guerra nuclear, em razão do confronto entre Rússia e Ucrânia. “A perspectiva de um conflito nuclear, antes inconcebível, agora está de volta ao âmbito das possibilidades”, observou, em coletiva de imprensa.
Guterres disse que a comunidade internacional precisa trabalhar em conjunto para evitar uma crise no sistema de abastecimento global, visto que tanto a Rússia quanto a Ucrânia são importantes produtores de alimentos. “Precisamos fazer tudo ao nosso alcance para evitar uma tempestade de fome e um derretimento do sistema alimentar global”, ressaltou.
O secretário-geral também destacou que as potências mundiais continuam discutindo a possibilidade de criar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia — algo constantemente solicitado pelo presidente Volodymyr Zelensky. “Essa questão é analisada por vários países, mas é vista como um risco de intensificação da guerra”, considerou. “Isso poderia levar a um conflito global. Com base nessa análise, creio que devemos ter prudência.”
Guterres clamou pelo fim da guerra no Leste Europeu. “É hora de parar o sofrimento que está sendo lançado sobre o povo da Ucrânia e voltar à mesa diplomática”, advertiu. “Outros países, como Alemanha, França, Israel e Turquia, estão moderando e mediando a guerra. Essa tragédia precisa parar. Nunca é tarde para voltar à diplomacia e ao diálogo. As negociações precisam ser retomadas de acordo com a Carta da ONU.”