Prefeito de Corumbá volta para o PSDB

Ele migrou para o Podemos e desistiu do partido menos de um ano após filiação

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, conseguiu novamente espaço para voltar ao PSDB. Ele elegeu-se pelo partido do governador Reinaldo Azambuja, em 2020, mas em maio de 2021 decidiu migrar para o Podemos.

A mudança aconteceu com a expectativa de ter espaço político em âmbito nacional, ao se tornar vice-presidente estadual da sigla, comandada por Sérgio Murilo. Ele também trabalhava com a hipótese de o partido apoiar o virtual candidato dos tucanos ao governo estadual. No final, os caminhos não seguiram nesse sentido.

Com essa mudança de direção do Podemos, Iunes conseguiu encontrar caminho para voltar ao PSDB. Esta é a oitava mudança partidária dele. Marcelo Iunes já esteve no PP, MDB (então PMDB), PSD, PDT, PTB, PSDB, Podemos e, agora, volta aos tucanos.

A confirmação do retorno aconteceu na manhã desta quinta-feira (10). Ele encontrou respaldo na volta com apoio dos vereadores da sigla em Corumbá. A bancada tem Roberto Façanha (presidente da Casa), Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Marcelo Araújo e o vereador licenciado Luciano Costa, atualmente atuando como secretário na Prefeitura, e também Alexandre Vasconcellos.

spinner-noticia

O encontro para fechar a proposta ocorreu na sede do Poder Legislativo e contou com a presença do presidente do Diretório Municipal do PSDB, Paulo André de Araújo Junior, que é diretor da Agência Municipal de Trânsito.

Para não perder tempo em voltar para o grupo do governador, a filiação dele será nesta sexta-feira (11), às 18h30, no Espaço Igarapé.

Marcelo Iunes tinha acertado com Sérgio Murilo sua então filiação ao Podemos quando o presidente estadual do partido estava como secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica. Inclusive, essa tratativa com Iunes ajudou a descatar a posição de Sérgio Murilo com o governo estadual.

O peso de estar ao lado de Reinaldo Azambuja e ainda apoiar Eduardo Riedel para uma futura candidatura ao governo estadual fizeram Iunes ter que mudar de posição partidária.

O presidente da Câmara de Corumbá, vereador Roberto Façanha, destacou que, mesmo fora, Marcelo Iunes sempre esteve ligado ao PSDB. “O seu retorno vai reforçar ainda mais o nosso partido em Corumbá e também no Estado”, ressaltou.

spinner-noticia

“Mantenho o compromisso com Riedel e também com o governador Reinaldo Azambuja, um grande parceiro nosso, de Corumbá, que nos tem ajudado muito nas áreas de saúde, infraestrutura, educação… O Reinaldo é o único governador que olha com carinho por Corumbá, junto com o Riedel, outro grande parceiro nosso”, indicou Marcelo Iunes.

Segundo o prefeito, há cinco meses já estava definida sua saída do Podemos definitiva. Nesse período foi construído seu retorno ao PSDB.

Ele disse que o presidente do Diretório Regional, Sérgio de Paula, também fez convite para o retorno e, inclusive, já confirmou presença no ato de filiação. Além disso, o prefeito garantiu que o PSDB manteve as portas abertas junto ao próprio governador e ao secretário de estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

“Com certeza o caminho era voltar pro ‘ninho tucano’ que é um grande partido”, enfatizou Iunes.

Ele ainda reconheceu que sua mudança de partido em 2021 foi “precipitada”.

WhatsApp Image 2021-05-07 at 18.20.12