Em seu primeiro discurso do Estado da União, nesta terça-feira (1º), o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que seu homólogo russo Vladimir Putin “fez péssimo cálculo” sobre a situação da Ucrânia e que agora “sabe que está isolado” mundialmente.
Segundo o presidente, a Rússia não esperava encontrar “uma parede de força do povo ucraniano” quando iniciou a operação militar especial no país vizinho.
Em uma mensagem direta a Putin, Biden afirmou: “Mesmo que você obtenha ganhos no campo de batalha, pagará um preço alto no longo prazo”.
O presidente ainda assegurou que os EUA estão unidos e em sintonia com seus aliados, como a União Europeia, para barrar qualquer suposta tentativa da Rússia de “invadir” um país-membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).Segundo ele, se uma ação nesse sentido ocorrer, a OTAN estará pronta para contra-atacar.
As declarações, na noite desta terça-feira (1º), no Congresso norte-americano, fizeram parte do primeiro tradicional discurso do Estado da União de Biden desde que ele assumiu.
Espaço aéreo fechado para voos russos
Em seu pronunciamento, Biden confirmou ainda que os voos russos serão banidos do espaço aéreo norte-americano. Segundo ele, os EUA continuam a tomar medidas agressivas para combater as ações militares de Moscou na Ucrânia.
“Vamos nos juntar aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos, isolando ainda mais a Rússia, e adicionando um aperto complementar em sua economia”, disse Biden.