A produção de aço da China diminuiu em 2021. A Associação Chinesa de Ferro e Aço (Acfa) divulgou os dados nesta terça-feira, 11.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, a queda ocorreu “em meio aos esforços do país para alcançar as metas de pico e neutralidade de carbono”.
Os dados da Acfa apontam para a produção de aço na China em 1,03 bilhão de toneladas no ano passado. Desse modo, houve uma queda de 35 milhões de toneladas em relação à quantidade de 2020.
De janeiro a novembro de 2021, o volume produzido no país atingiu 946 milhões de toneladas, diminuindo 2,6% em termos anuais. Ainda assim, os lucros combinados da indústria siderúrgica subiram 86,46%, comparando no mesmo período. Ao todo, o montante atingiu 351,7 bilhões de yuans (US$ 55,25 bilhões).
A associação afirma que as empresas envolvidas na produção de aço na China aceleraram a transformação verde e de baixo carbono no ano passado, com uma redução considerável no consumo de energia e nas emissões de dióxido de enxofre por tonelada de aço produzido.
Segundo a agência de notícias, apesar de uma “esperada uma desaceleração no investimento no setor imobiliário”, a demanda por aço “provavelmente permanecerá a mesma do ano passado”, em razão do aumento do investimento em infraestrutura na China.